" Viver sem sonhos, é estar morto sem saber"(By myself)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Impacto




Muito tem se comentado a respeito da informatização da sociedade atual, porém pouco se tem feito em relação aos danos causados pelo uso exagerado dos computadores, pela divulgação de conteúdos impróprios para menores, entre outros prejuízos causados a saúde por excesso de exposição excessiva a tela de computadores.

Por toda a parte pode ser observada veiculação de informações das mais diversas formas, predominando a via tecnológica. Folhas de papel tornaram-se telas de computador até outdoors tornaram-se telas com personagens animados para que a venda de determinados produtos chamem maior atenção, é evidente que isso nos remete a uma visão futurista onde tudo é cor-de-rosa, a cada dia a ilusão se torna mais real, o mundo imaginário se torna real. Talvez em um futuro não muito distante, coisas só vistas em filmes possam se tornar mais reais. No entanto, existe um preço para que tudo isso ocorra, será que estamos percebendo para onde a mídia nos leva? Crianças com mentes cauterizadas devido ao costume de jogar RPGs, jovens frios sem a mínima compaixão pelo próximo, vendo guerras nos jornais como se fosse mais um capítulo de um seriado, adultos dependentes de agendas eletrônicas, pais relapsos que permitem que a TV ocupem os seus papeis, e em todas as faixas etárias podendo ser observada uma alienação geral da sociedade, devido a internet.

Fazer downloads, nos tirou até o prazer de ir as livrarias, lojas de CD, locadoras de filmes, cinema, fazer compras, fazer cursos como o de línguas, computação entre outros; hoje a incidência de pessoas em consultórios psicológicos é a maior de todos os tempos, como se o mundo inteiro precisasse de alguém pra conversar de verdade porque no fundo as conversas eletrônicas não suprem a necessidade de ter alguém presente enquanto você chorar ou quando surgem seus questionamentos sobre sua existência. É como se o mundo pedisse socorro, gritando bem baixinho no seu ouvido, mas a informatização te cegou e te ensurdeceu também?!

Isso pode ser uma pintura exagerada de tudo, mas pode ser mais uma tela daquelas tipo outdoor mostrando o que vai acontecer no futuro como um espelho mostrando o reflexo do hoje. Não posso afirmar que será assim, pois acredito que assim como eu existem pessoas que ainda vêem e ouvem o grito mudo das crianças com problemas de atenção nas escolas e de jovens que cada dia mais se vestem como desenhos japoneses pra chamar a atenção de seus pais na tentativa de mostrar que seus exageros devem ser corrigidos, e que se frustram ao perceber que a mente de seus pais na tentativa de serem compreensivos tudo aceitam como normais. Quem é o deus dessa sociedade? Seu ego? Seus bens? ele existe? Acredito que isso tudo se passa na cabeça de quem vive essa realidade.

Cabe a nós que vermos essa triste tela sendo pintada passar uma esponja nisso tudo, e tentar pintar o quadro que desejamos, onde todos os questionamentos são respondidos onde o Deus que foi rejeitado por muitos existe e zela por transformar essa pintura assim como nós. Como disse o cantor Lulu Santos: “Eu vejo a vida melhor no futuro…eu vejo um novo começo de era de gente fina elegante e sincera, com habilidade pra dizer mais sim do que não?... ” Será que você quer mesmo aceitar tudo sem questionar?

Penso que a utilidade da informática é enorme e boa pra muitos fins, mas está sendo mal usada não só por falta de orientação mas por falta de seres questionadores dentro da sociedades que não aceitem todas as informações sem checar a veracidade do que lhe é dito. A sociedade precisa de referenciais, não de super-homens ou super-mulheres, mas de pessoas que apesar de falhas lutam contra si mesmas para corrigir seus erros e contra tudo que seja invasivo e destrutivo a seus princípios porque essas pessoas têm princípios imutáveis e não acreditam na relatividade da vida. Pois a vida é o que fazemos dela.


Texto escrito para um trabalho de informática... legal né?!
;***

Nenhum comentário: